Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Iniciando a base da empresa lean

Implantação 5S
O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas.
Seiri
Senso de Utilização
Seiton
Senso de Ordenação
Seisou
Senso de Limpeza
Seiketsu
Senso de Saúde
Shitsuke
Senso de Autodisciplina

A implantação do 5S não é uma operação fácil, já que envolve mudança de cultura. Por isso. É necessário que os colaboradores estejam envolvidos nas etapas e estejam cientes da necessidade do programa.
Os passos para implantação do 5S na empresa
ü  Cronograma, é necessário fazer o planejamento estruturado, por onde começar, quais os funcionários participarão, qual o dia podemos parar para que haja menos impacto, sempre conversar com os colaboradores para ouvir as ideias deles, não adianta implantar algo que não seja útil.
ü  Organizar um treinamento sobre o 5S com todos os envolvidos e disponibilizar o material necessário
ü  Tirar fotos e fazer vídeos dos ambientes antigos para depois comparar
ü  É necessário fazer uma reunião com o balanço do 5S. O que foi reaproveitado para outros departamentos, o que foi lixo e etc e sempre em valor
É necessário que toda a empresa se envolva, inclusive o alto escalão, para dar seriedade ao programa. Seja sempre o exemplo e utilize da gestão a vista, envolva os colaboradores a todo momento, a solução só é valida quando os colaboradores abraçam a ideia e fazem acontecer, o 5S tem que ser uma rotina.


Sendo assim, a demonstração do empenho sincero na transformação de seus comportamentos e atitudes servirá como exemplo para todos os outros.

Mudança da área de estoque.







Camila Elizabeth Prianti

Nenhum comentário:

Postar um comentário