Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O primeiro S - Primeiro passo rumo ao Lean.

Como pensar em produtividade e redução de custos? Como mirar uma produção enxuta?
Bem, “começando pelo começo”. Por exemplo, quando estamos cozinha e precisamos abrir, rapidamente, uma lata o que fazemos?
Vamos a gaveta para apanhar o abridor! Certo, e se a gaveta estiver toda bagunçada com garfos, facas, colheres e etc.? Provavelmente levaremos um bom tempo para achar o abridor e aquele lindo prato poderá queimar e danificar todo o processo e resultado final.
Assim acontece em qualquer lugar, seja ele, nossas residências, empresas, condomínios e etc.; por isso, o programa 5S é a base para um resultado melhor e um processo mais rápido.
Vamos então, hoje, falar do primeiro S:

Senso de Utilização

Como em qualquer lugar, acumulamos muitas coisas que pensamos que vamos usar... um dia.. no futuro! Assim, esse primeiro S preza a consciência de cada pessoa de ter a iniciativa de identificar o que é útil do inútil e separá-las a fim de deixar o ambiente mais produtivo.
Após separar e deixar apenas o útil no local de trabalho, sobrará espaço para trabalhar com mais eficiência e destreza para que o resultado final seja uma qualidade superior. Além disso, quando separar o inútil você poderá doá-lo para outras área que possa ser útil, reciclar ou descartar no lixo. Porém, lembre-se sempre de descartar de forma consciente para não agredir o nosso meio ambiente.

Comente, ajude-nos a tornar esse blog mais didático à você.

Deiler Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário